segunda-feira, 14 de julho de 2008

Tapete de Arraiolos gigante na Glória

No Salão Paroquial da Glória está a ser bordado um tapete de Arraiolos, com 24 metros quadrados, graças à colaboração de todos que queiram aparecer e bordar…

A ideia surgiu com a leveza de uma graçola do Padre Manuel João. “E se fizéssemos um tapete gigante para o Salão Nobre do novo Centro Paroquial?”. E se bem o disse melhor o fez. Houve de imediato a mobilização de algumas paroquianas, já muito habituadas aos bordados, e deu-se início a um projecto que tem tanto de original como de audacioso. 
O tapete está a ser confeccionado desde Junho, numa sala do Salão Paroquial, ao ritmo de quem vai aparecendo, sem compromisso, e contribuindo com a sua mão-de-obra. A mensagem vai passando de boca em boca, pelo jornal da paróquia e pela página na Internet e o certo é que não tem faltado quem queira bordar. O ambiente, é o melhor possível. “Esse foi um dos grandes objectivos ao avançarmos com esta ideia: criar um espaço de encontro e convívio entre paroquianos”, explicou o Padre Manuel João. A compra da tela, agulhas e lãs (24 quilos) custou cerca de 500 Euros e foi suportado na totalidade pela paróquia e estima-se que pelo Natal, os 24 metros quadrados de tapete estejam concluídos. 

Basta aparecer 

A bordar Arraiolos há muitos anos, “por puro prazer”, Aldegundes Ravara foi uma das grandes impulsionadoras da ideia. Dispôs-se de imediato a colaborar e a ensinar a todas as pessoas que queiram aparecer e colaborar. “Estou impressionada com a adesão das pessoas. Aparecem aqui à noite, de Ílhavo e da Barra, mas cheias de vontade de ajudar. Chegam a estar aqui 14 pessoas a trabalhar no tapete, ao mesmo tempo. É bonito de se ver”, comentou, ao mesmo tempo que avançava, de agulha na mão, e com ponto rápido e certeiro. Com seis metros, por quatro, o tapete vai dar ainda mais dignidade ao Salão Nobre do Centro Paroquial, para onde estão reservadas reuniões e cerimónias mais formais. Os interessados podem aparecer a qualquer hora (dentro do horário definido) e nem precisam de levar agulha!

Sem comentários: