sexta-feira, 18 de julho de 2008

Projecto de recuperação do Forte será reaberto a concurso

A APA assegura que os edifícios em ruínas que rodeiam o Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, serão demolidos

A área envolvente do Forte da Barra de Aveiro, considerado Imóvel de Interesse Público pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), tem vindo a ser utilizada, nas últimas décadas, como depósito de materiais. Com efeito, foram construídos junto à fortaleza alguns edifícios, que hoje se encontram ao completo abandono e em ruína, o que acaba por desvirtuar e desfear o espaço. 
Actualmente à responsabilidade da Administração do Porto de Aveiro (APA), as obras de recuperação deste espaço estiveram já abertas a concurso, com vista a um reaproveitamento turístico. Todavia, não se verificou qualquer interessado. 
Contactado pelo Diário de Aveiro, o presidente do conselho de Administração da APA, José Luís Cacho, assegura que os edifícios em questão “são para demolir, pela sua qualidade de construção e mesmo porque não têm qualquer interesse patrimonial”. José Luís Cacho esclarece que o projecto de requalificação desta área será, em breve, reaberto a concurso. 
Quanto ao Forte propriamente dito, o administrador portuário assegura estar “em boas condições”, adiantando que será sujeito a obras de requalificação, nomeadamente ao nível da pintura. “Está em andamento o processo que o levará a ser submetido a outra utilização”, garante.

Sem comentários: