sexta-feira, 4 de abril de 2008

TGV pára em Aveiro

O TGV vai mesmo parar na cidade de Aveiro, garantiu na segunda-feira o vogal da administração da RAVE – Rede Ferroviária de Alta Velocidade, Carlos Fernandes. Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o executivo municipal de Aveiro e os líderes das bancadas parlamentares na Assembleia Municipal, a RAVE informou que ao cabo de dois anos de estudos se encontrou uma solução que permite "servir Aveiro na estação central".

A RAVE tem previsto duas estações na zona de Aveiro. Uma na zona Norte, "no limite do concelho de Estarreja ou de Albergaria-a-Velha" (dependendo do cenário que vier a ser aprovado em termos de impacto ambiental). Esta estação estará orientada "directamente para os serviços de Lisboa e Porto".

A outra será a actual estação central de Aveiro, onde irá parar um outro conjunto de comboios. A RAVE está a trabalhar com um figurino de 10 a 12 serviços por dia e por sentido. Estes comboios "servirão directamente Aveiro na sua estação central" e depois dirigem-se ao Porto através da actual linha do Norte até Campanha. Os comboios deverão poder "sair na zona de Oiã, onde a linha do Norte cruza a futura linha de alta velocidade" e parar em "Aveiro, Ovar, Espinho, Gaia e Porto com um serviço praticamente equivalente e comboios em tudo semelhantes aos de alta velocidade e uma única particularidade técnica que é a de se adaptarem às duas bitolas existentes em Portugal (a futura europeia e a ibérica)". Estes comboios estarão preparados para seguir a cerca de 250 km/hora, enquanto que a linha de alta velocidade está preparada para comboios a 300 km/hora. Aveiro ficará a cerca de 1h15/1h20 de Lisboa e na ordem dos 25 minutos até ao Porto.

In oaveiro.pt

Sem comentários: