sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ílhavo e Funchal assinam protocolo de geminação

Ribau Esteves e Paulo Costa estão no Funchal, onde hoje assinam um protocolo de geminação com aquele município. “Interessam-nos municípios como este”Ribau Esteves (presidente da Câmara de Ílhavo) e Paulo Costa (vereador envolvido na organização da passagem das embarcações pelo Porto de Aveiro) partiram, ontem, em direcção ao Funchal, onde permanecerão até amanhã, a fim de participar nas últimas acções do programa oficial da Regata.
Tendo em conta ter sido a primeira vez que ambos os municípios (Ílhavo e Funchal) acolheram a passagem de uma regata desta dimensão, Ribau Esteves referiu, na cerimónia de abertura, terem ficado “mais capacitados para tratarmos de ter novas presenças, quer dos navios desta frota, quer de regatas de STI”.
“A esmagadora maioria da economia desta terra está à volta do turismo; nós não; em Ílhavo, a lógica é diferente: somos um município nascente nestas matérias, pelo que muito nos interessam experiências como esta”, disse Ribau Esteves no seu discurso aos madeirenses, invocando a questão da regionalização, “que a Madeira tem, felizmente para ela, e nós não temos, infelizmente para nós”.
Por todos estes motivos, os dois municípios assinam hoje, ao final da tarde, um protocolo de amizade e geminação, em cuja sessão estará também presente a comitiva de marinheiros ilhavenses, que fizeram a viagem entre Ílhavo e Funchal, dispersos por diversos veleiros.
O protocolo visa, rematou o edil, “deixar uma marca de responsabilidade e cooperação mais forte para o futuro, entre os dois municípios”.

Ílhavo com mais visitantes que Funchal e Falmouth juntos
O Creoula já se encontra há três dias no Funchal, onde chegou na terça-feira, juntamente com o holandês Astrid, o mexicano Cuauthémoc, e o russo Sedov. No dia anterior, haviam chegado os primeiros veleiros: o Shabab Oman, o búlgaro Kaliakra e o polaco Pogoria.
O excesso de nevoeiro atrasou a partida do Porto de Aveiro, no passado dia 23, mas as condições melhoraram, e desde ontem que todas as embarcações que disputaram a “Funchal 500 Tall Ships Regata 2008” já estão “amarradas” no porto do Funchal.
A embarcação cuja tripulação é composta, na sua maioria, por ilhavenses (Creoula) e o russo “Mir” foram, entre outros, alguns dos grandes veleiros que anteciparam a “festa” na Madeira, ao receber a bordo amantes da náutica ou curiosos que quiseram apreciar de perto estes históricos reis dos mares. Uma antecipação da grande animação que se prevê acontecer até domingo.
A cerimónia de abertura da Regata aconteceu ao início da tarde de ontem, no porto do Funchal, tendo constituído uma oportunidade para a STI - Sail Training International (organização da regata) anunciar os vencedores das classes A, B, C e D.
Agora que a Regata dos “Tall Ships” está prestes a chegar ao fim, é seguro afirmar que foi em Ílhavo que se registou a maior afluência de visitantes. Com efeito, e segundo números da STI, os seus cerca de 350 mil visitantes bateram os 170 mil de Falmouth, e prevê-se que baterão também os cerca de 50 mil que a organização espera até domingo, no Funchal.

Sem comentários: