segunda-feira, 28 de julho de 2008

Seis milhões para concluir a via de cintura portuária

São seis milhões de euros de investimento que irão permitir a conclusão da Via de Cintura Portuária. O anúncio do concurso foi feito, ontem, pela Secretária de Estado dos Transportes durante uma visita ao Porto de Aveiro.

Foi ontem lançado o concurso público para as obras da terceira fase da Via de Cintura Portuária, uma infra-estrutura considerada fundamental para o desenvolvimento do Porto de Aveiro. Esta via, que irá ter um traçado idêntico ao da actual Avenida dos Bacalhoeiros, irá permitir fazer a ligação final do porto à A25, junto ao nó da Friopesca. Trata-se de um investimento de cerca de seis milhões de euros e deverá estar concluída no segundo semestre do próximo ano.

O anúncio desta obra foi feito, ontem, pela Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que considera que a terceira fase da via de cintura portuária é um empreitada estruturante e com objectivos fundamentais e prioritários bem definidos. "Pretendemos assegurar uma adequada ligação à A25, bem como melhorar a acessibilidade da zona portuária. Com esta obra acreditamos ainda que será possível permitir uma fácil circulação dos veículos pesados de transporte de matérias-primas e mercadorias, sem congestionar o restante tráfego", enumerou. A Secretária de Estado acredita que o novo acesso "vai contribuir para a dinamização sócio-económica da zona portuária e gerar atractivos para a fixação de novas indústrias".

A terceira fase da Via de Cintura Portuária era uma obra há muito desejada pela Administração do Porto de Aveiro e pelos municípios de Ílhavo e Aveiro. Ana Paula Vitorino aproveitou a ocasião para reforçar, também, a importância das obras da ligação ferroviária. "É um patamar de modernidade para o Porto de Aveiro e que vai ajudar a diminuir o tráfego rodoviário".

Ana Paula Vitorino presidiu à cerimónia de inauguração do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Aveiro, que irá contribuir para a "melhoria das condições de segurança da navegação marítima e de salvaguarda da vida humana no mar". Um investimento de 7,9 milhões de euros e cujo projecto começou a ser desenvolvido em 2006, com a construção de uma infra-estrutura de raiz, junto ao edifício dos Pilotos da Barra.

"O VTS (nome dado ao sistema) é suportado por três torres-radar, localizadas estrategicamente de forma a monitorizarem os principais canais de navegação", explicou José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração do porto. "Está equipado com o que de melhor há no Mundo", disse a secretária de Estado

A Secretária de Estado enalteceu a parceria desenvolvido pelo porto de Aveiro e pelo Instituto Portuário dos Transportes Marítimos, para a instalação deste sistema que "é mais um passo para a melhoria das condições de navegabilidade ao longo da costa".

Sem comentários: